quinta-feira, 17 de novembro de 2011

JESUS PRESENÇA REAL - CELEBRAMOS A 1ª COMUNHÃO/2011

Quando o Vaticano II diz que a ''Eucaristia é o ponto mais alto da Igreja e a fonte de todas as graças'' é porque a ''pessoa de Jesus''  é o ponto mais alto, é o maior tesouro, Jesus que por seu sacrifício realizado na cruz, tornado presente em cada Santa Missa, é a fonte de todas as graças para a humanidade. A certeza feliz do coração na presença real de Jesus na Eucaristia torna-se fonte de toda a espiritualidade Eucarística que anima, move e promove todo o culto eucarístico.
Se Jesus não estivesse realmente presente, na Hóstia seria simplesmente "um pão'' aliás, sem gosto e sem atrativo. Que sentido teria a Missa?....e a Comunhão?....E a visita ao Sacrário?...Que sentido teriam as procissões eucarísticas?...Sim! A Hóstia consagrada é Jesus !Foi Ele quem instituiu esse mistério maravilhoso de sua presença real. É Ele quem dá sentido  a Celebração eucarística.
Numa semana Eucarística realizada em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, o tema escolhido foi: A Hóstia consagrada sou Eu. O tema foi visualizado da seguinte forma: uma grande hóstia e, emergindo de dentro dela, um rosto muito vivo e lindo de Jesus. Eis ai uma forma simples, concreta e maravilhosa de exprimir toda  a realidade da Eucaristia. A hóstia consagrada não e uma ''coisa''.... É uma pessoa: Jesus!
No sacrário não temos uma ''pérola preciosa'' guardada... Temos Jesus Vivo!
No concilio de Trento foi definida toda a verdade da fé católica sobre a real presença de Jesus na Eucaristia. Conhecer esta definição oficial da Igreja traz muita segurança á fé, e produz frutos de renovação da espiritualidade e forte presença  “Jesus Eucarístico”. ''No Santíssimo Sacramento da Eucaristia há uma presença real no pão e Vinho que se torna o Corpo e do Sangue, em união com sua alma e sua divindade.
O corpo está presente sob a espécie do pão, e o sangue sob a espécie do vinho, a alma esta sobre ambas espécies, em virtude dessa relação e dessa concomitância  natural, pela qual as partes do Cristo Senhor, que Ressuscitou dos mortos, não morre mais(Rm6,9), estão ligadas entre si. Quanto a divindade, ela está presente por causa da sua admirável união hipostática com o corpo e a alma. É  a presença real de Jesus na Eucaristia, quem dá todo significado, a santidade, presença e onipotência .É Jesus vivo quem produz todos os frutos de salvação, de santidade, de missão, de unidade, de solidariedade, de caridade, naqueles que  o celebram na Eucaristia.
"'Isto é o meu corpo....Este é o meu sangue....''(Mt 26,26-28).


A Eucaristia significa primeiramente ação de graças, como também, é sacrifício: por ser memorial da páscoa,  instituído na Ceia na Quinta-Feira Santa. Jesus inclui os Apóstolos em sua própria oferta e lhes pede que a perpetuem (Lc 22,19) com isso, torna seus apóstolos sacerdotes da nova aliança (Jo 17,19).Comungar é receber o próprio Cristo que se ofereceu por nós. Comungar é identificar-se com Ele e assumir em nossa vida o seu projeto. Comungar é comprometer-se e estar em união íntima com Cristo Jesus. O Senhor disse: Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele (Jo 6,56)
Ao recebermos a Eucaristia ficamos intimamente unidos  a Cristo. Ele esta em nós e é parte de nós. Para melhor beneficiar-se da sagrada comunhão você  é convidado a comungar diariamente e a pedir ardentemente no seu coração a cura que mais deseja ardentemente. Fale com o Senhor. Sinta Jesus entregando através dos ministros seu corpo e seu sangue em favor da sua cura! É um momento precioso de contato eucarístico entre você e  o seu Senhor. Faça sua ação de graça pela comunhão,
conversando com ele. Escute a voz de Deus comprometa-se aderindo totalmente ao Senhor. Comungar é torna-se outro Cristo, é comprometer-se com o Senhor e com os  irmãos, sendo um sinal vivo do amor de Deus, testemunha e anunciador do Reino que está no meio de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário