segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Igreja Católica celebra a Festum omnium sanctorum 1 de novembro festa em honra de todos os santos e mártires.


A igreja celebra 1 de novembro o dia de todos os santos
Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos  a cristãos martirizado, conhecidos ou não na nossa Mãe Igreja convida-nos a contemplarmos os nossos "heróis" da fé, esperança e caridade.

Vale ressaltar que a igreja católica não transforma ninguém em Santo ou Mártire, são respostas dadas ao chamado que Deus faz a cada ser humano, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos. (Ef 1,4), foram pessoas que tiveram uma vivência de fé na igreja católica, e por ter realizado ousadamente  pelo menos um milagre,  Santos  foram pessoas que morreram em estado de graça santificante.



O catolicismo tem como premissa de fé o culto aos santos. A Igreja Católica acredita que, todos os homens excessivamente virtuosos, podem ser canonizados após suas mortes e, por estarem próximos a Deus, realizar milagres na terra.

Graça é um conceito teológico no Judaísmo e no Cristianismo, definido como um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua Salvação.
O catecismo da igreja  destaca que:  2000 - A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural para aperfeiçoar a própria alma e torná-la capaz de viver com Deus, agir por seu amor. Deve-se distinguir a graça habitual, disposição permanente para viver e agir conforme o chamado divino, e as graças atuais, que designam as intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decorrer da obra da santificação. 2024 -  A graça santificante nos faz "agradáveis a Deus". Os carismas, graças especiais do Espírito Santo, são ordenados à graça santificante e têm como alvo o bem comum da Igreja. Deus opera também por graças atuais múltiplas, que se distinguem da graça habitual, permanente em nós.

Um mártir (do grego μάρτυς, transl. martys, "testemunha") é uma pessoa que morre por sua fé, pelo simples fato de professar o catolicismo, sendo que Jesus é o "Mártir dos mártires"Catecismo da Igreja Católica - 2473 O martírio é o supremo testemunho prestado à verdade da fé; designa um testemunho que vai até a morte. O mártir dá testemunho de Cristo, morto e ressuscitado, ao qual está unido pela caridade. Dá testemunho da verdade da fé e da doutrina cristã. Enfrenta a morte num ato de fortaleza. "Deixai-me ser comida das feras. E por elas que me será concedido chegar até Deus."

"Creio na comunhão dos santos" é o que rezamos todos os domingos na Missa ou ao começarmos a recitação do terço. A comunhão dos santos é um dogma de Fé explicitado desde o primeiro século do cristianismo.
A Comunhão dos Santos
1. É admissível e benéfico venerar os Santos do Céu, e invocar a sua intercessão.
2. É admissível e benéfico venerar as relíquias dos Santos.
3. É admissível e benéfico venerar as imagens de Santos.
4. Os fiéis vivos podem recorrer ao auxílio das almas do Purgatório por suas intercessões.

1ª Leitura - Rm 12,5-16a
 
Assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros. Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós: se é a profecia, exerçamo-la em harmonia com a fé; se é o serviço,  pratiquemos o serviço; se é o dom de ensinar, consagremo-nos ao ensino; se é o dom de exortar, exortemos. Quem distribui donativos, faça-o com simplicidade;  quem preside, presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia,  faça-o com alegria. O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem.  Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes,  fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança,  fortes nas tribulações, perseverantes na oração. Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.  Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Mantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário