quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Cantinho do Crismando

As bem aventuranças
As bem-aventuranças são 9 ensinamentos que, de acordo com o Novo Testamento, Jesus Cristo pregou no Sermão da Montanha para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade. Na verdade trata-se de um gênero literário com mais de 100 exemplos ao longo da Bíblia tanto no Antigo quanto Novo Testamento, com antecedentes em textos de outras culturas, em especial, dos egípcios. Recorre-se a este gênero para expressar uma felicitação as pessoas que pelo seu exemplo de vida estão ligadas de modo especial a Deus.
As bem-aventuranças anunciam também a vinda do Reino de Deus através da palavra e ação de Jesus, que tornam a justiça divina presente no mundo. Elas revelam também o caráter das pessoas que pertencem ao Reino de Deus, exortando as pessoas a seguir este carácter exemplar. Segundo os ensinamentos de Cristo, nós atingimos na plenitude a nossa felicidade quando, depois da nossa morte, vivermos eternamente ao lado de Deus, fonte da vida, de toda a verdade e de toda a felicidade.
Cada bem-aventurança consiste de duas partes: uma condição e um resultado. Em quase  todos os casos, as frases são familiares ao Velho Testamento, mas o sermão de Jesus as eleva à condição de um novo ensinamento. No conjunto, as bem-aventuranças apresentam um novo conjunto de ideais, com foco no amor e humildade, ecoando ensinamentos de espiritualidade e compaixão.
Resumindo e usando as palavras do Catecismo da Igreja Católica (CIC), as bem-aventuranças nos ensinam o fim último ao qual Deus nos chama: o Reino de Deus, a visão de Deus, a participação na natureza divina, a vida eterna, a filiação divina, o repouso em Deus.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
Mateus 5, 3-12)
3Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.
4Felizes os aflitos, porque serão consolados.
5Felizes os mansos, porque possuirão a terra.
6Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
7Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia.
8Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
9Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu.
11Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de Mim.
12Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário